carregando
logo

Artigo

Promotor de Justiça ministrou palestra sobre Combate a exploração sexual infantil e Combate às Drogas.

access_time chat_bubble_outlineCidades
FONTE



O Promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, em Araputanga, em parceria com a Prefeitura Municipal  promoveu na noite de quarta-feira, dia 26 de outubro, palestra, Combate a exploração Sexual contra crianças e adolescentes e Combate às drogas.

O evento realizado no Centro Cultural João Paulo VI, contou com a participação dos pais e, integrantes de todas as unidades escolares: diretores, coordenadores, professores, Assessora Pedagógica, Diretor da Cadeia Pública, policial civil, representantes da Osca e, alunos, entre outros.

Foram convidados para compor a mesa de autoridades o Magistrado da Comarca, o Prefeito Municipal e a Primeira-Dama que não compareceram. Nossa reportagem buscou saber o porquê e descobriu que os convites teriam sido entregues no mesmo dia, por volta de 16:00 horas.

Compuseram a mesa, o presidente da Câmara Municipal, vereador Ilídio da Silva Neto, o Promotor de Justiça, dr. João Batista de Oliveira e, a Secretária Municipal de Educação, Zélia Barbosa Gonçalves. 

Fizeram uso da palavra o Presidente a Câmara e a Secretária de Educação e, quando assumiu o microfone o promotor público falou às claras sobre os temas em questão, sem figuras de linguagem, citando exemplos como o de um pai que estuprou a filha e, anos depois, cometeu abuso sexual com sua filha-neta. 

O palestrante pontuou as diversas formas para identificar os possíveis casos de crianças que tenham sofrido violência sexual a partir do comportamento e da manifestação externas da criança e, alertou: “pais, não confiem naquelas pessoas ‘bacanas, agradáveis’ que se mostram amigas de crianças, porque muitas vezes, são essas que praticam abusos”. 

O abusador que não tem idade definida pode até não deixar marcas físicas, porém as marcas ficarão para sempre na parte psicológica da criança e ao mesmo tempo do futuro adulto. 

Quando o assunto foram as drogas, o Promotor citou duas “desgraças” nomeadas de Crack e Óxi, esta última, a desgraça da desgraça cuja última vítima mais recente e famosa foi a cantora britânica Amy Jade Winehouse encontrada morta em sua casa, em Londres, no dia 23 de julho deste ano. 

Como alerta Dr. João Batista  pediu para que em Araputanga seja priorizada a segurança pública, agradecendo a Secretária Municipal de Educação, aos que dirigem unidades escolares, aos professores/professoras e coordenadoras de escolas  pela oportunidade de falar aos pais e alunos no evento e, alertou que muitas vítimas de homicídios em Cuiabá-MT são mortas pelos traficantes porque não teem dinheiro para pagar a droga consumida.    

A palestra encerrou por volta de 21h15min quando o Promotor começou a responder perguntas.